Brasília,
Home » Tecnologia » Mesmo longe do ideal, internet e tecnologia ainda descentralizam poderes

Mesmo longe do ideal, internet e tecnologia ainda descentralizam poderes

Publicado por: Redação Irã News
Autor:
Publicada em 26/08/2020 às 17:28
Share Button
Foto:

Niccolas Paganini

A internet ainda pode entregar muitas coisas positivas e segue sendo uma invenção espetacular

Muitas das ilusões que a internet e uma rede mundial de computadores traziam em décadas passadas foram infundadas. Mas apesar dos problemas, como a formação de gigantes da tecnologia e o poder grande que essas companhias têm, novos atores conseguiram se impor e mostrar sua força, sem que as forças dominantes conseguissem impedir isso.

A Internet segue sendo um canal onde é possível discordar, criar e expor ideias ao mundo sem ter que pedir permissões e se sujeitar. Isso é preciso ser destacado.

Entenda a disputa pelo 5G: na inovação, nos negócios e na geopolítica | InvestNews

Internet 5G e o Leste

A Coreia do Sul foi pioneira no uso do 5G. E os chineses são protagonistas da implantação desse tipo de conexão que mudará tudo nos próximos anos. Não à toa há a reação dos países do Ocidente, especialmente dos Estados Unidos com Donald Trump: esse destaque incomoda.

A China sem dúvidas superou o Japão como potência tecnológica e deve fazer o mesmo com a Coreia do Sul. O investimento em tecnologia foi acentuado e a importância dada pelo Partido Comunista está rendendo frutos, com o surgimento de novas ideias para software, hardware, aplicativos e profissionais capacitados.

Ou seja, há sim como fazer frente a uma superpotência e é possível alcançar seu público e ver sua ideia ganhar fôlego usando as ferramentas disponíveis na web. Seja você uma pessoa, uma pequena empresa ou até um país tentando se firmar.

Exemplo disso são os países do Leste Europeu. Largados à própria sorte após o fim da União Soviética, alguns países como a Bulgária e a Estônia se posicionaram como nações digitais e hoje encontraram seu nicho. Sua sobrevivência não depende de esmolas e sim da sua própria capacidade e de seu povo.

Diversão no trabalho: 3 maneiras de animar o ambiente corporativo

Diversão, soluções e empregos.

A natureza descentralizada da internet, mesmo com muitos atores tentando mudar isso, possibilita que novas ideias surjam em qualquer lugar e possam ganhar o mundo. O Tik Tok é um exemplo: o aplicativo chinês tornou-se popular da noite para o dia e pouco importaria quem criou ele. Como foi na China, tenta-se colocar dúvidas sobre suas operações.

Esse poder na mão de pessoas gera empregos, renda e a possibilidade de entrarmos em contato com novas culturas, com ideias de enorme poder. Por exemplo, diversas empresas de software para cassinos online são escandinavas. Marcas como a NetEnt (Net Entertainment) e a excelente categoria de Blackjack em Leovegas foram criadas no Norte da Europa.

E o Brasil? Assim como no futebol, nós temos o talento que brilha. Nas competições de e-sports temos destaque em diversos jogos, como Counter Strike e League of Legends, com equipes tanto inteiramente formadas no Brasil – como a Made in Brazil (MIBR) ou com atletas em equipes estrangeiras. Não fique surpreso se seu filho ou filha idolatrar um atleta de e-sports tanto quanto as crianças de hoje gostam do Neymar.

Falamos da parte do entretenimento, mas também é possível citar as soluções tecnológicas que podem facilitar a vida de pessoas. Elas podem surgir em qualquer lugar e virem em formato de app, ou uma plataforma. A internet é aberta e seu acesso é cada vez mais popularizado.

Por isso é preciso ficar de olho

Todos os pontos positivos da internet justificam sua existência e a luta para criar um espaço acessível e democrático. É imperativo lutar para que isso continue igual, rejeitando grupos de pressão que querem censurar ou criar verdadeiras castas.

Isso não quer dizer que a internet é uma terra sem leis. É preciso se preocupar com os crescentes ataques virtuais, ataques a honra e proliferação de fake news, para criarmos um ambiente que incentiva ideias, a criação de soluções e o convívio amigável entre os povos e as mais diferentes culturas.

 

Comments

comments

ESPORTE

COLUNISTAS

VIDEOS