Sputnik – Na terça-feira (18), um drone iraniano foi abatido no norte de Israel, depois de se aproximar da fronteira, demonstrando que estes veículos aéreos não tripulados estão se tornando uma grande ameaça para o país.
O conflito em Gaza também está mostrando que Israel está enfrentando uma ameaça crescente de drones, já que até segunda-feira (17) ao menos seis drones foram abatidos pelo sistema de defesa aérea Cúpula de Ferro e pela aviação.
Na última década, o Irã se tornou um pioneiro em drones militares, possuindo uma grande variedade destes equipamentos, sendo que muitos deles estão armados.
De acordo com o jornal Jerusalem Post, o Irã planeja usar estes drones como mísseis de cruzeiro, voando para um alvo pré-determinado para eliminá-lo.
Os drones iranianos fornecem uma nova opção de combate no campo de batalha, podendo ser construídos com kits sofisticados e ser programados, além de possibilitarem o transporte de cargas úteis, como explosivos, tornando estes equipamentos em drones “suicidas”.
O Irã possui aproximadamente meia dúzia de outros drones militares em produção. A indústria do país concluiu com sucesso o desenvolvimento e a produção de diversos equipamentos militares, e por isso torna-se uma ameaça cada vez maior para os israelenses.