Nações Unidas (Prensa Latina) Cerca de 71 milhões de crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe ainda estão fora das escolas por causa da pandemia da Covid-19, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Embora a maioria dos países da região tenha começado a reabrir escolas gradativamente, apenas metade dos alunos voltou às aulas, apontou a entidade em relatório recente.
Em pelo menos cinco países dessa zona, apenas um pequeno número de escolas voltou a funcionar e menos de 25 % dos alunos puderam retomar o aprendizado presencial, detalha o relatório.
“Enquanto as escolas permanecem fechadas, o futuro das crianças e adolescentes da região, principalmente dos mais vulneráveis, está em jogo”, alertou o assessor regional de educação da Unicef para a América Latina e o Caribe, Ítalo Dutra.
“Em muitos países da América Latina e do Caribe, o período escolar termina em dezembro e os menores já enfrentam quase dois anos de afastamento de professores e colegas, comprometendo seu direito de aprender”, destacou.
O UNICEF está atualmente trabalhando com as autoridades educacionais de diferentes estados para garantir que todas as crianças e adolescentes retornem às escolas, onde possam ter acesso a serviços para recuperar o aprendizado perdido e apoiar seu bem-estar psicossocial.
A fim de ajudar a criar entusiasmo pelo retorno à sala de aula, essa agência da ONU e o Mundo Kids Club de Exile Content Studio lançaram neste final de semana uma nova música em espanhol, intitulada “Minha escola, minha casa”, escrita e produzida pelo premiado compositor Nacho González Nappa.
Em várias ocasiões, desde o início da crise sanitária, o Unicef chamou a atenção para a forma como o fechamento de instituições de ensino compromete o direito dos menores de aprender e se preparar para o futuro.