Washington, (Prensa Latina) A situação epidemiológica da pandemia de Covid-19 nas Américas é alarmante, dado o aumento de casos em vários países da região, alerta a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
O Canadá relata um aumento nas infecções, especialmente entre jovens na faixa dos 20 e 30 anos; enquanto nos Estados Unidos o número de infecções aumenta após semanas de declínio.
Da mesma forma, quase todos os países da América Central apresentam cifras elevadas e no Caribe: Cuba, Porto Rico e República Dominicana encabeçam a lista dos mais afetados nas últimas semanas no território.
Outras nações insulares menores, como Aruba, Bermuda e Curaçao, relatam um aumento nas mortes relacionadas à Covid-19.
Na Costa Rica, as autoridades de saúde recentemente expressaram preocupação com o aumento de casos e de ocupação hospitalar, os maiores números registrados desde o início da pandemia em março de 2020; enquanto na Guatemala a mortalidade aumentou e os hospitais estão saturados de pacientes gravemente enfermos.
Uma média de 50 a 90 pacientes com Covid-19 esperam diariamente por uma cama na terapia intensiva, serviço que atualmente está em colapso pela pandemia, conforme revelou o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai.
Na América do Sul, as infecções se aceleraram na Colômbia, Venezuela, Bolívia, Uruguai e Argentina, que tem a terceira maior contagem de casos em toda a região.
Por outro lado, o Chile vive um patamar de casos após o fortalecimento das medidas de saúde pública, e o Brasil relata uma diminuição no número de novos diagnósticos da doença, mesmo na região amazônica.
No entanto, alguns municípios do gigante sul-americano foram rápidos em aliviar as restrições, o que poderia causar a reversão dessas tendências.
A Diretora da OPAS, Carissa Etienne, assegurou que esta organização de saúde está procurando uma maneira de levar o máximo de vacinas anti-Covid-19 para a região o mais rápido possível.
Até agora, mais de 4,2 milhões de doses foram entregues a 29 países nas Américas, e espera-se que milhões de vacinas adicionais sejam enviadas nas próximas semanas.