O aumento dos preços do gás na Europa significa que Moscou pode ganhar até US$ 20 bilhões por trimestre apenas com as exportações.
RT – A Rússia pode encerrar completamente suas exportações de gás natural para a Europa por mais de um ano sem causar danos significativos à economia doméstica, informou a Bloomberg na quinta-feira, citando especialistas da Capital Economics.
Enquanto os preços do petróleo e os volumes de exportação permanecerem nos altos níveis atuais, o superávit em conta corrente da Rússia será suficiente para manter o país à tona mesmo com um corte de seu principal mercado de gás, acredita Liam Peach, um dos economistas consultores. Esse aumento no preço do gás na Europa significa que Moscou pode ganhar até 20 bilhões de dólares por trimestre apenas com as exportações, apesar da redução nos volumes, acrescentou.
À luz da atual situação de preços, a “balança de pagamentos” da Rússia está em uma posição tão forte que, se os preços do petróleo e as exportações de petróleo permanecerem nos níveis atuais, a Rússia poderá manter as exportações de gás para a Europa em 20% dos níveis normais por pelo menos três anos. “, disse o especialista .
“Se a Rússia fecha ou não as torneiras completamente será uma decisão política, e a duração de qualquer corte dependerá da magnitude das receitas compensatórias do