O ministro iraniano do Petróleo Javad Oyi (R) e o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak após assinarem documentos de cooperação em Moscou, 1º de novembro de 2022. (Foto: Shana)
Sputnik – Rússia e Irã assinam quatro novos pactos de cooperação e, derrubando sanções ocidentais, já começaram a trocar produtos petrolíferos.
“Já iniciamos o fornecimento de produtos petrolíferos sob a troca e concordamos em expandir seu alcance, esta também é uma direção promissora”, anunciou o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak na terça-feira em uma entrevista coletiva após a comissão intergovernamental russo-iraniana. , realizada em Moscou, da qual participou o ministro iraniano do Petróleo, Javad Oyi.
Novak destacou que as relações entre a Rússia e o Irã, tanto na política econômica quanto na externa, são de natureza estratégica. Neste contexto, o volume de negócios comercial dos países nos primeiros oito meses deste ano subiu 45 por cento, chegando a 4 bilhões de dólares, indicou.
De sua parte, o ministro iraniano do Petróleo afirmou que Moscou e Teerã estão vivendo “a era de ouro das relações bilaterais”.
‘Sanções não podem com a Rússia graças ao apoio de amigos como o Irã’ | HISPANTV
A DW diz que as sanções não podem destruir a economia russa, nem derrubar seu governo, porque Moscou tem amigos como o Irã que a ajudam a evitar embargos.
No início de outubro, o vice-primeiro-ministro russo havia explicado que Moscou esperava concluir um acordo de troca de petróleo e gás com o Irã até o final de 2022, que em uma primeira fase poderia consistir no fornecimento de 5 milhões de toneladas de petróleo bruto e até 10 bilhões de metros cúbicos de gás.
Irã e Rússia assinam acordos em campos de petróleo e gás
Novak explicou na terça-feira que as partes estão trabalhando nos detalhes técnicos deste importante acordo de troca de gás. Isso enquanto o Irã já ofereceu à Rússia a troca de suprimentos de gás natural através de seu território, semelhantes aos bombeados do Turcomenistão ao Azerbaijão através do solo iraniano, segundo a agência de notícias russa TASS.
Aliados assinam quatro novos pactos
Conforme relatado em um relatório de terça-feira do serviço de notícias do Ministério do Petróleo do Irã, Shana, Irã e Rússia assinaram quatro novos acordos de cooperação como parte dos esforços para aprofundar os laços econômicos e energéticos entre os dois vizinhos, que fazem frente às sanções ocidentais.
Os acordos incluem um memorando de entendimento sobre um empréstimo russo ao Irão para a eletrificação de uma importante ligação ferroviária no norte do Irão e outro sobre o desenvolvimento da cooperação na área da saúde, além de outro documento para permitir a construção de um oleoduto pretendia transferir produtos petrolíferos entre o Irã e a Rússia, detalha o relatório.
Oyi e Novak assinaram um importante documento na mesma comissão em Moscou que vai acelerar os preparativos para a assinatura de um acordo de parceria estratégica de longo prazo entre os dois países.
Irã assina acordo de cooperação de um milhão de dólares com a russa Gazprom
Companhia nacional de petróleo do Irã e Gazprom assinam memorando de cooperação
Da mesma forma, Novak afirmou que seu país pode aumentar a produção de petróleo no Irã no futuro. “Vários projetos de investimento para a participação de empresas russas na produção de petróleo no Irã já estão sendo implementados. No futuro, a partir do próximo ano, os volumes aumentarão ainda mais e novos campos serão desenvolvidos” para exploração, afirmou.
Por sua vez, o Ministro do Petróleo iraniano confirmou que grandes empresas russas estão desenvolvendo campos de petróleo e gás no Irã. “Temos um contrato de mais de 4 bilhões de dólares e há um entendimento mútuo para o futuro de 40 bilhões com um grupo de grandes empresas russas”, acrescentou.