Moscou (Prensa Latina) O vice-primeiro-ministro russo Alexander Nóvak destacou hoje que o comércio entre este país e o Irã aumentou 10% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado.
“Graças às medidas recíprocas adotadas pelos líderes de nossos países, as condições para o desenvolvimento progressivo das relações continuam sendo criadas”, disse ele no Fórum de Comércio Irã-Rússia, com sede em Teerã, onde uma grande delegação estatal e empresarial viajou deste país.
Ele alertou que em 2021 o volume de comércio entre as duas nações cresceu 81% e atingiu o nível mais alto dos últimos anos com um valor de quase quatro bilhões de dólares.
Novak destacou que os governos de Moscou e Teerã prometeram eliminar as restrições às importações e alertou que, dessa forma, o desenvolvimento do comércio de moedas nacionais e de especial importância.
Explicou que, juntamente com os parceiros da União Económica da Eurásia, cerca de 15 por cento das importações russas já estão isentas de tarifas, o que constitui um dos incentivos para o desenvolvimento das relações comerciais e económicas, cooperação e importações do Irã.
O vice-primeiro-ministro russo disse que Moscou acelerou os procedimentos de certificação e declaração, simplificou os controles de fronteira e removeu as barreiras de transporte e logística.
Ele também enfatizou que a Rússia deve continuar a eliminar as barreiras administrativas e simplificar os procedimentos burocráticos.
Sobre as relações entre os dois países, o chanceler russo, Sergey Lavrov, assegurou que Moscou e Teerã estão convencidos de que nenhuma sanção ilegítima impedirá a cooperação econômica e comercial.
Durante a recente visita a Moscou do seu homólogo iraniano, Hossein Amir Abdolahian, o alto responsável russo destacou o crescimento constante do volume de negócios, apesar das medidas punitivas unilaterais e do impacto da pandemia de Covid-19.
Ele observou que ambas as nações concordaram em aproveitar suas conquistas e aumentar os laços comerciais, incluindo a melhoria da qualidade dos laços, também no nível inter-regional.