© iStock.com / Edalin
Sputnik – Um colar ornamentado descoberto no túmulo de uma criança na atual Jordânia fornece novas perspectivas sobre a complexidade social da cultura neolítica.
O Neolítico, período compreendido entre dez mil e quatro mil anos antes de Cristo, também é conhecido como Idade da Pedra Polida.
Segundo o artigo, publicado na revista PLoS One, os adornos corporais têm um papel significativo na comunicação de valores culturais e identidades pessoais, sendo de grande importância na compreensão das civilizações antigas.
Diversidade dos itens que compõem o conjunto ornamental do CG7
CC BY 4.0 / Alarashi et al., 2023, PLOS ONE / Diversidade dos itens que compõem o conjunto ornamental do CG7
Durante o trabalho, a equipe analisou os materiais que decoravam o corpo de uma criança de oito anos, enterrada em uma sepultura na vila neolítica de Ba’já, na Jordânia, com datação estimada entre 7400 e 6800 antes de Cristo.
Reconstrução física final do colar, exposto no novo museu de Petra, na Jordânia
CC BY 4.0 / Alarashi et al., 2023, PLOS ONE / Reconstrução física final do colar, exposto no novo museu de Petra, na Jordânia
Os objetos encontrados são compostos por mais de 2,5 mil pedras coloridas e conchas, além de duas contas de âmbar, um pingente de pedra e um anel gravado em madrepérola.