© Sputnik / Sergei Guneev
Sputnik – Em um dos dias mais importantes da história do país, 9 de maio, na Praça Vermelha se realizou a Parada da Vitória em comemoração do fim da guerra e da vitória sobre o nazismo.
Nas celebrações do 76º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados) participam neste ano mais de 190 unidades de equipamento bélico e 76 aeronaves militares.
No ano passado, o desfile foi adiado para 24 de junho por causa da pandemia. Neste ano, as preparações para o desfile e a parada são realizadas com todas as medidas necessárias para conter o avanço da pandemia.
Acompanhe a transmissão ao vivo da Sputnik com cobertura do evento, para não perder os detalhes sobre este acontecimento marcante no centro de Moscou.
-
05:08
Termina a Parada da Vitória
A Parada da Vitória dedicada ao 76º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria é fechada com canção “A Vitória continua jovem”.
© Sputnik / Aleksei Filippov -
05:04
Aviões sobrevoam Moscou
Três aviões militares de transporte Il-76MD sobrevoam a Praça Vermelha.
Uma das manobras mais difíceis da aviação, o reabastecimento aéreo, é realizado de um bombardeiro estratégico Tu-95 por um avião-reabastecedor Il-78.
O reabastecimento do bombardeiro estratégico portador de mísseis de longo alcance Tu-160 Cisne Branco permite-lhe realizar tarefas de combate em qualquer parte do mundo. Tu-160 sobrevoa a Praça Vermelha acompanhado por quatro aviões da aviação tática.
© Sputnik / Yevgeny OdinokovAparecem quatro caças multifuncionais Su-35S seguidos por caças-bombardeiros Su-24M.
Agora no céu de Moscou está um grupo de caças MiG-31K com mísseis hipersônicos Kinzhal.
Caças de 5ª geração Su-57 sobrevoam a Praça Vermelha.
São seguidos por uma esquadrilha tática de 10 aviões – caças-bombardeiros Su-34 e caças Su-30SM e Su-35S sobrevoam a Praça Vermelha.
© Sputnik / Yevgeny OdinokovFigura “Brilhante de Kubinka” é realizada pelos grupos de acrobacia aérea Russkie Vityazi em caças Su-30SM e Strizhi em MiG-29.
O desfile aéreo das aeronaves da Força Aeroespacial da Federação da Rússia é fechado por seis jatos de ataque ao solo Su-25BM que marcam no céu as cores da bandeira russa – branco, azul e vermelho.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
05:03
Helicópteros voam sobre a Praça Vermelha
Grupo de três helicópteros de transporte pesados Mi-26 abre o desfile aéreo. Depois seguem cinco helicópteros de combate Mi-8AMTSh. Helicópteros de combate Mi-35M e Mi-24 continuam o desfile.
Aparecem no céu cinco helicópteros de ataque Ka-52. Esquadrilha de acrobacia Berkuty em helicópteros Mi-38N fecha a passagem destas aeronaves.
© Sputnik / Sputnik -
05:03
Começa agora a parte aérea da Parada
Neste ano, 76 aviões e helicópteros da Força Aeroespacial da Rússia subiram ao céu de Moscou para a Parada da Vitória.
© Sputnik / Kirill Kallinikov -
05:02
Termina a passagem das colunas mecanizadas
O desfile do equipamento bélico é fechado com passagem dos veículos blindados de transporte de pessoal Bumerang com bandeiras dos ramos das Forças Armadas da Federação da Rússia.
© Sputnik / Ramil Sitdikov -
05:02
Equipamento bélico da Força Estratégica de Mísseis
Coluna mecanizada da Força Estratégica de Mísseis consiste do sistema de mísseis estratégicos Yars. As capacidades do sistema permitem realizar o lançamento de mísseis ultrapassando quaisquer sistemas de defesa antimíssil. Unidades equipadas com sistemas Yars são a base do grupo móvel das forças nucleares da Rússia.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
04:57
Veículos blindados especiais de vários tipos de tropas passam pela Praça Vermelha
Veículos de combate de tropas aerotransportadas BMD-4M estão na Praça Vermelha. O veículo não tem análogos no mundo por suas características de velocidade, poder de fogo e capacidade de lançamento de várias altitudes.
Depois seguem os veículos blindados multifuncionais modernizados BTR-MDM Rakushka.
Lançador múltiplo de foguetes modernizado Tos-1A passa pela Praça Vermelha. O veículo faz parte das Tropas de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica e da Força Estratégica de Mísseis.
Na Praça Vermelha entram veículos de combate do sistema de engenharia remoto de colocação de minas. O sistema é equipado com módulo de controle moderno e permite criar campos de minas de qualquer complexidade.
Passam pela praça sistemas robotizados Uran-9. O veículo pode fornecer apoio às unidades no campo de batalha, proteger os militares e retirá-los do fogo inimigo. O sistema Uran-9 foi testado com sucesso em tarefas especiais na Síria.
Coluna de veículos blindados multifuncionais Tigr-M, Patrul e Taifun da Polícia das Forças Armadas da Rússia entra na praça. Veículos blindados são usados em tarefas especiais e de combate pela Polícia Militar.
Agora passa o equipamento especial das Tropas da Guarda Nacional do país. Entre eles estão veículos blindados Tigr, Patrul e Ural que permitem realizar tarefas de combate em condições difíceis.
© Sputnik / Ramil Sitdikov -
04:56
Sistemas de mísseis antiaéreos das Forças Antiaéreas
A coluna é encabeçada pelas unidades do sistema móvel de artilharia antiaérea Pantsir-S.
Depois segue a coluna de sistemas de mísseis antiaéreos S-400 Triumph. As características de combate fazem deste sistema o melhor no mundo em sua classe de sistemas da defesa antiaérea. O S-400 pode eliminar alvos aéreos de ataque de todos os tipos.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
04:56
Unidades em parada da defesa antiaérea das Tropas Terrestres
Sistemas tácticos de mísseis antiaéreos autopropulsados Tor-M2 e Buk-M3 entram na Praça Vermelha. Estes sistemas podem repelir ataques de todos os meios aéreos de ataque.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
04:53
Equipamento bélico das Forças de Mísseis e Artilharia
Sistema táctico de mísseis terrestre Iskander-M passa pela praça. É seguido por lançador múltiplo de foguetes Tornado-S.
As bocas de fogo entram na praça: obuseiros autopropulsados de 152 mm Msta-S e Koalitsia-SV, criado na base do tanque T-90.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
04:52
Tanques modernizados entram na Praça Vermelha
Coluna de tanques de combate T-72B3M passa pela Praça Vermelha. Ela é seguida por tanques T-80BVM com turboeixo. Ela é seguida por tanques T-80BVM com turboeixo. Entre as unidades modernas de veículos blindados estão os tanques T-90M Proryv e T-14 Armata.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
04:51
Veículos de combate de infantaria entram na praça
A coluna com veículos de combate de infantaria BMP-2 com módulo de combate Berezhok e veículos de combate de infantaria de nova geração Kurganets-25 com módulo de combate Epokha.
Depois segue o veículo de combate de infantaria BMP-3, fundamental para a realização de tarefas em quaisquer condições de combate.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
04:49
Colunas mecanizadas passam pela Praça Vermelha
Equipamento bélico da época da Grande Guerra pela Pátria e unidades mais modernas de armamentos constituem a coluna mecanizada da parada incluindo, no total, mais de 190 unidades.
Os melhores e mais famosos tanques da época da guerra, T-34-85, abrem o desfile.
A coluna de equipamento bélico moderno das Forças Armadas da Rússia é encabeçada por veículos blindados universais Taifun-PVO e Taifun-VDV com módulos de combate de controle remoto.
© Sputnik / Yevgeny Odinokov -
04:40
Últimas unidades em parada fecham o desfile
Na Praça Vermelha marcham militares do Instituto da Guarda de Fronteiras do Serviço Federal de Segurança da Rússia. Depois seguem militares da 45ª Brigada de Engenharia da Guarda de Berlim, militares da Academia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, da Academia de Comunicações, militares das Forças Ferroviárias, unidades em parada da Polícia, da Academia da Defesa Civil do Ministério para Situações de Emergência, militares da Divisão Independente para Tarefas Operacionais das Tropas da Guarda Nacional. Depois seguem membros da União de Cossacos de Toda a Rússia, militares do Distrito Militar Ocidental, 27ª Brigada Independente de Infantaria de Sevastopol.
Cadetes do Kremlin fecham o desfile de militares.
Músicos deixam a praça para passagem do equipamento bélico.
© Sputnik / Ramil Sitdikov -
04:39
Regimento das Forças Aerotransportadas continua o desfile
Passa a unidade em parada dos militares da Escola Superior das Forças Aerotransportadas da Guarda General de Exército Margelov. Depois segue o 331º Regimento de Paraquedistas da Guarda de Kostroma.
© Sputnik / Ramil Sitdikov -
04:38
Regimento da Força Estratégica de Mísseis na Praça Vermelha
Oficiais e estudantes da Academia Pedro, o Grande representam o regimento.
© Sputnik / Vladimir Astapkovich -
04:36
Regimento da Marinha passa pela praça
Unidade em parada da Academia Naval Almirante Kuznetsov encabeça o desfile da Marinha.
Depois seguem os estudantes da Escola Superior Naval do Mar Negro Nakhimov, de Sevastopol.
Infantaria Naval é representada pela 61ª Brigada Independente de Fuzileiros Navais Kirkenesskaya das Tropas Costeiras da Frota do Norte.
© Sputnik / Yevgeny Biyatov -
04:35
Regimento da Força Aeroespacial passa em desfile
O regimento é representado por oficiais e alunos da Academia da Força Aérea Zhukovsky e Gagarin. Neste ano, o país celebrou 60 anos do primeiro voo de homem ao espaço, Yuri Gagarin, que também se formou nesta academia.
© Sputnik / Ramil Sitdikov -
04:32
Regimento das Tropas Terrestres na Praça Vermelha
Formandos da Academia Interarmas das Forças Armadas da Federação da Rússia abrem o desfile das Tropas Terrestres.
Depois seguem a formatura da Universidade Militar do Ministério da Defesa da Federação da Rússia, estudantes da Academia Militar de Manutenção Técnica e Material General de Exército Khrulyov, estudantes da Academia Militar da Defesa Antiaérea Marechal Vasilevsky.
Mulheres estudantes de cinco estabelecimentos de ensino militares passam pela praça. Hoje em dia, mais de 40 mil mulheres são militares das Forças Armadas do país.
© Sputnik / Ramil Sitdikov -
04:30
Militares mais jovens passam pela praça
Na Praça Vermelha estão companhias da Escola Militar Suvorov, Escola da Marinha Nakhimov, cadetes da Escola da Marinha de Kronshtadt e membros do movimento juvenil Yunarmia.
© Sputnik / Yevgeny Biyatov -
04:26
Começa o desfile militar da Parada da Vitória
O desfile solene das tropas pela Praça Vermelha é comandado pelo comandante-chefe das Tropas Terrestres, general de exército Oleg Salyukov.
Estudantes da Escola Tenente-General Khalilov de Música Militar do Ministério da Defesa da Rússia iniciam o desfile com o ritmo de tambores.
Militares com bandeira da Federação da Rússia, estandarte da Vitória e estandarte das Forças Armadas da Rússia desfilam pela praça. Depois seguem estandartes das unidades condecoradas com a ordem de São Alexandre Nevsky, grande defensor do país, cujo 800º aniversário é celebrado neste ano.
© Sputnik / Vladimir Astapkovich -
04:25
Soa hino da Federação da Rússia
© Sputnik / Sergei Guneev -
04:19
Vladimir Putin anuncia minuto de silêncio
Minuto de silêncio em honra dos heróis da guerra.
-
04:14
Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, discursa na Praça Vermelha
Vladimir Putin parabenizou militares, veteranos e o povo russo pelo Dia da Vitória. “Parabenizo vocês pelo Dia da Vitória. Pela Vitória de significado colossal e histórico para os destinos de todo o mundo, pela festa que sempre foi, é e será sagrada para a Rússia, para o nosso povo”.
“Nós vamos sempre lembrar que foi o povo soviético quem fez esta grande façanha. Nos tempos mais difíceis da guerra, nos combates decisivos que determinaram o resultado do combate ao fascismo, nosso povo era um só, um só nesse caminho difícil, heroico e de sacrifício.”
© Sputnik / SputnikNeste ano se cumprem 80 anos desde o início da Grande Guerra pela Pátria.
“A história exige que se tirem conclusões e se aprendam lições”, disse o presidente. “Mas, infelizmente, mesmo hoje em dia há quem tente implementar conceitos da ideologia dos nazistas, [ideologia] dos que eram obcecados pela teoria delirante de sua exclusividade.”
“A guerra trouxe tantos desafios insuportáveis, dor e lágrimas, que não é possível esquecer isso. Não há perdão para aqueles que tentam de novo inventar planos agressivos. Quase um século nos separa dos acontecimentos quando no centro da Europa a besta do nazismo ganhava descaramento e força predadora, soavam cada vez mais cínicos os lemas de superioridade racial e nacional, antissemitismo e russofobia, os acordos que visavam não deixar descambar para uma guerra mundial eram anulados com ligeireza.”
“A resposta à invasão das hordas nazistas foi o sentimento comum, formidável e invencível de determinação de repelir a invasão, fazer tudo para que o inimigo fosse vencido, para que o castigo dos criminosos e assassinos fosse inevitável e justo. O povo soviético cumpriu esse juramento sagrado, defendeu a Pátria e liberou os países da Europa da ‘peste castanha’ [o nazismo], dando um veredito histórico ao nazismo.”
-
04:13
Shoigu se dirige a Putin
O ministro da Defesa Sergei Shoigu finalizou a revista das tropas e se dirigiu à tribuna central para reportar ao presidente da Federação da Rússia e comandante supremo das Forças Armadas da Federação da Rússia, Vladimir Putin, que tudo está pronto para a Parada da Vitória.
© Sputnik / Mikhail Metsel -
04:07
Shoigu percorre unidades em parada e saúda militares
A passagem do ministro perante as unidades começa com saudações às Tropas Terrestres que têm papel principal na segurança e defesa dos interesses nacionais.
O ministro da Defesa também saúda as unidades em parada da Força Aeroespacial, militares do Distrito Militar Ocidental, Tropas de Comunicação, Polícia Militar, Guarda Nacional e Ministério para Situações de Emergência.
Shoigu segue para parabenizar as unidades em parada das Tropas Aerotransportadas, da Engenharia, Tropas de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica e Força de Mísseis Estratégicos, as unidades em parada da Marinha, Serviço Federal de Segurança, Tropas Ferroviárias, membros da União de Cossacos de Toda a Rússia, mulheres militares e os mais jovens participantes do desfile – os alunos das escolas Suvorov e Nakhimov, cadetes e membros do movimento juvenil Yunarmia.
No total, mais de 12 mil militares participam do desfile militar neste ano.
© Sputnik / Ramil Sitdikov -
04:05
Ministro da Defesa da Rússia aparece na Praça Vermelha
Ao som da marcha, ministro da Defesa da Federação da Rússia, general de exército Sergei Shoigu chega à Praça Vermelha para cumprimentar os militares. Comandante-chefe das Tropas Terrestres, general de exército Oleg Salyukov comanda o desfile.
© Sputnik / Vladimir Astapkovich -
03:59
Atenção. Está transmitindo Moscou. Escute e veja a Praça Vermelha
A bandeira da Federação da Rússia e o símbolo da vitória na Grande Guerra pela Pátria, a bandeira da divisão de infantaria de Idritsa, dão início à Parada da Vitória. Há 76 anos, o estandarte escarlate foi erguido sobre o Reichstag e indicou a vitória sobre o fascismo.
© Sputnik / Yevgeny Biyatov -
03:27