© AFP 2021 / Alex Brandon
Sputnik – No início desta semana, Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, afirmou que a “solução de dois Estados” era necessária para “o futuro de Israel como Estado judeu e democrático”.
No entanto, o mesmo também demarcou a importância de “dar aos palestinos o Estado ao qual têm direito”.
Blinken se comprometeu a ajudar na reconstrução das relações entre os EUA e a Palestina, começando com a reabertura de um consulado em Jerusalém, medida para restaurar os laços diplomáticos com Palestina, vista com maus olhos pelo premiê israelense, Benjamin Netanyahu.
O secretário de Estado norte-americano, por sua vez, alertou as autoridades israelenses contra possíveis tentativas de despejo de famílias palestinas do bairro Sheikh Jarrah, de acordo com um relatório publicado na quinta-feira (27) pelo portal Axios.
Durante visitas a Jerusalém e Ramallah, Antony Blinken teria alertado as autoridades que futuras agitações em torno do local sagrado do Monte do Templo poderiam levar a uma nova onda de “tensão, conflito e guerra”.
© AFP 2021 / MAHMUD HAMS
Família palestina volta para casa na Cidade de Gaza, após cessar-fogo ter sido acordado entre Israel e o Hamas, 21 de maio de 2021