O Ocidente está enfrentando o problema de que sua política “vira para a direita”, de acordo com um artigo editorial do jornal chinês Global Times publicado na terça-feira.
O veículo menciona a vitória da coalizão de centro-direita liderada por Giorgia Meloni nas eleições gerais italianas no domingo. Meloni lidera o partido Fratelli d’Italia, que tem suas raízes no movimento neofascista italiano do século 20 que surgiu após a morte do líder fascista Benito Mussolini. Entre as suas prioridades contam-se, entre outras questões, o apoio à natalidade, a redução da imigração ilegal ou o apoio a centrais de regaseificação e novos gasodutos.
Além disso, recentemente, a direita liderou as eleições gerais na Suécia, enquanto em países como França, Alemanha, Finlândia, Dinamarca e Áustria, as taxas de apoio dos partidos de extrema-direita estão aumentando rapidamente, observa o jornal.
Neste contexto, a Europa enfrenta muitos desafios, mas “a história tem demonstrado repetidamente que a criação de novas crises não pode resolver as dificuldades atuais”, salientam os autores do texto.
“A Europa, que se encontra numa encruzilhada, enfrenta uma série de problemas de desenvolvimento e segurança, como o afluxo de refugiados, a crise energética e a recessão económica, que aguardam uma solução urgente enquanto a sua política se volta para a direita”, acrescentam. .
O artigo conclui que “resolver esses problemas requer autonomia estratégica e coragem para ver a verdade a partir dos fatos”.