© AP Photo / Ben Margot
Sputnik – Suleiman Muhammad Hawl, diretor da refinaria, confirmou que não houve perdas humanas no incidente.
Autoridades sírias estão trabalhando para extinguir um incêndio que eclodiu em sua principal refinaria de Homs, no oeste do país, informou a mídia estatal nesse domingo (9).
Ao que tudo indica, o incêndio estourou em uma unidade de destilação devido a um vazamento em uma estação de bombeamento.
A televisão estatal mostrou imagens ao vivo de um incêndio tomando partes da refinaria com nuvens de fumaça negra à distância, enquanto os bombeiros atacavam as chamas.
Em janeiro desse ano, houve um grande incêndio e explosão em Homs, envolvendo uma estação de carregamento de petróleo bruto próxima e dezenas de caminhões que transportam produtos petrolíferos em todo o país.
Tanto a refinaria de Homs quanto Banias, na costa do Mediterrâneo, enfrentaram escassez de fornecimento nos últimos meses devido ao fornecimento irregular de petróleo bruto iraniano ao país atingido pelas sanções, que depende principalmente de Teerã para suas necessidades de energia.
A refinaria em Homs é uma das duas únicas refinarias de petróleo da Síria e opera com uma capacidade de 110 mil barris por dia, sendo a menor das duas refinarias, pois a de Banias produz 130 mil barris por dia.