© REUTERS / Yves Herman
Sputnik – Anteriormente, os diplomatas europeus qualificaram como “pausa decepcionante” o retorno da delegação iraniana ao seu país após uma rodada de negociações.
No sábado (18), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, acusou a UE de “distorcer a verdade”, em resposta à reação ocidental ao regresso da delegação iraniana ao seu país, após uma rodada de negociações para retomar o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) firmado em 2015.
“Contrariamente à afirmação da parte ocidental sobre o pedido do Irã para uma pausa nas negociações, [eles] estão plenamente conscientes de que o calendário foi estabelecido após um consenso entre todas as partes e em consideração aos feriados das partes europeias por ocasião do Natal e Ano Novo”, afirmou Khatibzadeh.
Além disso, ele advertiu que essa não é a primeira vez que as partes ocidentais “recorrem à distorção da verdade e à difusão de informação falsa“.
“Os países europeus deveriam mostrar seriedade e determinação para promover o avanço das negociações ao invés de insistir em um jogo de culpas desgastado e inútil“, enfatizou.
Anteriormente, diplomatas europeus, citados pela agência de notícias AP, qualificaram como “pausa decepcionante” o retorno da delegação iraniana ao país e que as negociações em Viena estão “chegando rapidamente ao fim”. No entanto, ressaltaram “alguns avanços técnicos” até o momento.