A adesão à Organização para Cooperação de Xangai proporcionará ao Irã condições para fortalecer a segurança, garantir a soberania e o desenvolvimento econômico sustentável, afirmou hoje (4) o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, durante a vigésima terceira cúpula da OCX.
Além disso, Raisi declarou que o dólar, como instrumento da
hegemonia ocidental, deve ser removido da prática mundial para criar uma nova ordem econômica.
“A hegemonia do mundo ocidental promove a hegemonia do dólar. Para criar uma nova ordem econômica, é necessário remover esse instrumento de hegemonia na prática mundial, usar moedas nacionais nas transações entre países”, disse líder iraniano.
O Irã tornou-se o nono membro da
associação intergovernamental. Em setembro de 2022, a cúpula da OCX em Samarcanda
assinou um memorando sobre os compromissos do Irã para se juntar à organização.
Assim, segundo Vitaly Danilov, diretor do Centro de Análise Aplicada das Transformações Internacionais da RUDN, candidato em Ciências Históricas e professor associado do Departamento de Teoria e História das Relações Internacionais, a admissão do Irã à OCX é uma decisão muito importante, especialmente para a Rússia.
Em primeiro lugar, como parte da implementação do projeto Norte-Sul (corredor de transporte internacional entre a Rússia, a Índia, o Irã e os países vizinhos). Como observa o especialista, as realidades geopolíticas realmente reformataram as rotas logísticas.
O corredor oeste está agora fechado. Ao mesmo tempo, o corredor leste e a direção Azov-mar Negro estão sobrecarregados, eles não conseguem lidar com o fluxo de carga existente.
“Neste contexto, o corredor de transporte internacional Norte-Sul será muito promissor. Uma vez que sua infraestrutura esteja instalada, isso será simplesmente uma explosão econômica no comércio entre nossos países. Este ano o tráfego no corredor já duplicou”, explica ele.
Ele também notou que a data de adesão do Irã à OCX não é acidental. 4 de julho é o Dia da Independência dos EUA. O confronto entre o Irã e os EUA já dura há mais de 40 anos, e aqui o Irã quis enfatizar mais uma vez que
as relações com os EUA não são as relações com o mundo inteiro.
“Teerã dessa forma como que ‘espicaçou’ Washington. Nova Deli, Moscou e Pequim, em geral, não se opuseram a esse tópico, porque estamos todos juntos construindo uma casa multipolar. A admissão do Irã à nossa família comum, à família da OCX, é uma grande conquista e contribuição para a nossa causa comum“, enfatizou especialista.
A Organização para Cooperação de Xangai (OCX) foi fundada em 2001 e inclui Índia, Cazaquistão, China, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Paquistão e Uzbequistão.