Um navio de guerra russo durante um exercício militar naval conjunto entre o Irã, a Rússia e a China no Golfo de Omã, Irã, em 15 de março de 2023.
HispanTV – As Forças Navais do Irão, da Rússia e da China realizarão uma manobra marítima conjunta em grande escala no norte do Oceano Índico.
O cenário principal do exercício de guerra naval, denominado Marine Safety Belt 2024, terá início na terça-feira.
Unidades navais e aerotransportadas da Marinha da República Islâmica do Irão, juntamente com os seus homólogos chineses e russos, participarão nos exercícios. Além disso, delegações navais do Azerbaijão, Cazaquistão, Omã, Paquistão e África do Sul estarão presentes como observadores.
O Cinturão de Segurança Marítima 2024 visa reforçar a segurança na região, melhorar a cooperação multilateral entre os países participantes e demonstrar a boa vontade e a capacidade dos envolvidos para salvaguardar conjuntamente a paz global e a segurança marítima.
Os exercícios procuram também reforçar a segurança do comércio marítimo internacional, combater a pirataria e o terrorismo marítimo e proporcionar uma oportunidade para a troca de informações no domínio do salvamento marítimo, bem como de experiências operacionais e táticas.
Em Março de 2023, as Forças Navais iranianas, chinesas e russas organizaram o exercício «Cinto de Segurança Marinha 2023» na parte norte do Oceano Índico, que foi o quarto exercício conjunto nos últimos anos.