© AFP 2021 / Omar Haj Kadour
Sputnik – O conflito multilateral na Síria envolve várias forças, entre as principais estão as tropas do governo de Bashar al-Assad, grupos de oposição, militantes curdos e grupos terroristas. O conflito começou há dez anos.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que os países ocidentais são responsáveis pela deterioração da situação humanitária na Síria, exortando-os a reconhecer as suas responsabilidades, reporta a agências de notícias sírias SANA.
“Se o conjunto desses fatores for reconhecido como impactando a situação humanitária na Síria, estamos prontos para discutir isso como um todo. Mas nossos parceiros ocidentais devem recusar categoricamente interpretações unilaterais desses ou daqueles problemas e reconhecer suas responsabilidades pela situação geral na esfera humanitária da Síria”, enfatizou o chanceler durante entrevista coletiva com a secretária-geral da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Helga Schmid, nesta segunda-feira (21).
Lavrov enfatizou a necessidade de envolver o governo sírio no processo de entrega de ajuda e reiterou que a Síria está pronta para isso, mas infelizmente “nossos parceiros nas Nações Unidas e outros até agora não conseguiram coordenar esta postura clara e legítima”.
© SPUTNIK / MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA RÚSSIA
Ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Síria, Geir Otto Pedersen, em Moscou, 3 de setembro de 2020