© Sputnik / Alexei Druzhinin
Sputnik – Ex-presidente do Afeganistão diz que EUA falharam em sua missão de “lutar contra o extremismo” e trazer estabilidade ao país.
Em entrevista com a AP, no domingo (20), Hamid Karzai declarou que ao fim de 20 anos de guerra, as forças dos EUA estão deixando para trás um desastre.
“A comunidade internacional chegou aqui há 20 anos com o objetivo claro de lutar contra o extremismo e trazer estabilidade, mas o extremismo está hoje no seu ponto mais alto. Por isso, eles [EUA e comunidade internacional] falharam”, disse o ex-presidente afegão, citado pela mídia.
O legado das forças ocidentais na nação central-asiática, torturada por duas décadas de conflitos militares é, nas suas palavras, uma “desgraça e desastre total”.
Karzai teve uma relação tensa com Washington durante seus 13 anos de presidência, e no final, também ele queria que no futuro as tropas norte-americanas se retirassem do solo afegão.
© REUTERS / ALEXANDER ZEMLIANICHENKO / POOL
Autoridades, incluindo o ex-presidente afegão Hamid Karzai e o vice-líder e negociador do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, participam da conferência de paz afegã em Moscou, Rússia, em 18 de março de 2021
O ex-presidente fez críticas duras às táticas de guerra dos EUA nos últimos 20 anos, concluindo que “ficaremos melhor sem sua presença militar”, disse Karzai na entrevista.
Hamid Karzai culpabiliza tanto o Paquistão, onde o Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) tem sua base, como os EUA por boa parte da destruição da nação afegã, pelo que agora é a vez do povo do Afeganistão acabar com duas décadas de guerra.
“A única solução é os afegãos se unirem. Temos de reconhecer que este é o nosso país, e que devemos parar de nos matarmos a nós mesmos”, declarou o ex-presidente.
© REUTERS / PRESIDENTIAL PALACE
Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, caminha durante sua visita a Cabul, Afeganistão, em 21 de março de 2021