Sputnik – O estaleiro de Severosvinsk, no noroeste da Rússia, inaugurou o submarino Generalissimus Suvorov, da classe Borei-A, o terceiro que entrará em serviço da Marinha do país.
A Rússia retirou no sábado (25) do hangar o submarino propulsionado a energia nuclear Generalissimus Suvorov, inaugurando oficialmente a entrada em serviço do submersível nuclear.
Na cerimônia estiveram presentes Nikolai Yevmenov, comandante da Marinha da Rússia, oficiais da Frota do Norte e a direção do estaleiro de Severodvinsk, noroeste da Rússia.
Após a imersão do submarino a embarcação será submetida a uma série de testes, e começarão os trabalhos de equipamento.
O Generalissimus Suvorov é um submarino da classe Borei-A, o terceiro a entrar em serviço desde que o projeto começou em dezembro de 2014. Ele está equipado com mísseis intercontinentais Bulava, que têm alcance de 8.000 quilômetros, tendo capacidade para carregar 16 unidades. O submarino pode operar a uma profundidade de até 480 metros, tendo uma autonomia de 90 dias.
“É nosso argumento estratégico”, comentou o almirante Nikolai Yevmenov.
“Os submarinos de propulsão nuclear defendem nosso país. Nós esperamos por esses navios, eles mostraram sua fiabilidade. Neles se juntam os pensamentos militar e científico, o calor das suas mãos e corações”, disse.