Ministro das Relações Exteriores do Peru, César Landa, discursa em evento governamental, 10 de fevereiro de 2022. (Foto: gob.pe)
O Ministério das Relações Exteriores do Peru confirmou nesta segunda-feira a vontade do governo de Pedro Castillo de abrir uma missão diplomática na Palestina.
“O Peru apóia o estabelecimento do Estado Palestino, nas fronteiras estabelecidas pelas Nações Unidas em 1948. A Palestina tem uma missão diplomática em nosso país desde 2011, então a abertura de uma missão peruana é coerente”, explicou o Itamaraty peruano por meio de de sua conta no Twitter.
No mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores do Peru, César Landa, perante a Comissão de Relações Exteriores do Congresso, reafirmou o que o presidente Pedro Castillo expressou a respeito da Palestina em seu discurso perante a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). ) , em Nova York (EUA).
Em seu discurso, Castillo disse que “o Governo do Peru abrirá em breve uma representação diplomática na Palestina em pleno cumprimento do princípio da universalidade das relações diplomáticas”.
Pedro Castillo prioriza educação e apoia Palestina perante a ONU | HISPANTV
O presidente do Peru, Pedro Castillo, viajou aos Estados Unidos para participar da Cúpula sobre a Transformação da Educação.
Além disso, em relação ao conflito entre Israel e Palestina, o presidente peruano considerou “é essencial que a comunidade internacional assuma de uma vez por todas as suas responsabilidades e promova negociações de paz para encontrar uma solução baseada no reconhecimento da independência e Estado. ; só assim poderemos ter uma paz duradoura”
Vários países denunciam a ocupação israelense perante a ONU
No âmbito da AGNU, o chanceler peruano se reuniu na última quarta-feira com seu homólogo palestino, Riad Al-Maliki, para discutir a abertura da missão diplomática nos territórios palestinos e fortalecer os laços bilaterais e a cooperação entre os dois países.
Enquanto isso, a comunidade palestina no Peru agradeceu ao presidente Castillo por seu discurso de solidariedade perante a comunidade internacional na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
Peru e Palestina assinam acordos de cooperação binacionais.
Fonte: HispanTV News