© REUTERS / Stringer
AMÉRICAS
Sputnik – Na terça-feira (18) foi publicada uma carta conjunta de mais de 30 ex-presidentes e políticos da América Latina, que expressaram seu apoio ao povo colombiano.
Entre os políticos que assinaram a carta pública conjunta estão os ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o ex-presidente equatoriano, Rafael Correa, e o ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, bem como ex-chanceleres, legisladores e líderes políticos da região.
“Nós, que assinamos este comunicado, expressamos nossa solidariedade ao povo colombiano e apelamos para que as profundas diferenças que levaram às violências nos últimos dias sejam resolvidas no âmbito de diálogo e negociação, procurando um retorno rápido da paz nesta nação querida”, segundo a carta.
Expresamos nuestra solidaridad con el pueblo colombiano y hacemos un llamado para que las profundas diferencias que han conducido a la violencia en los últimos días, se resuelvan en un marco de diálogo y negociación, buscando un pronto retorno de la paz en esta querida nación. https://t.co/7sIwJCpJXK
— Lula (@LulaOficial) May 19, 2021
Os políticos sublinharam que o protesto é um direito aprovado por leis internacionais, então apelam para garantirem o uso deste direito, se mostrando contrários à “violência contra seres humanos indefesos”. Os países da região não podem ficar “impassíveis” nesta situação, conforme o comunicado.
“Os povos da América Latina e do Caribe não podem ficar impassíveis enquanto a vida de nossos jovens se apaga. Condenamos a morte de dezenas de jovens no âmbito destas manifestações e nos solidarizamos com suas famílias e com o povo da Colômbia”, escreveram.