© iStock.com / Bet_Noire
Sputnik – O ministro do Petróleo do Irã referiu números com relação ao progresso das indústrias de hidrocarboneto do país, particularmente do petróleo, e que nem as sanções dos EUA impedirão isso.
As sanções impostas contra o Irã não podem impedir o desenvolvimento do país na indústria do petróleo, disse o ministro do Petróleo iraniano, citado na segunda-feira (11) pela agência iraniana Tasnim.
Falando aos repórteres à margem da cerimônia de assinatura de contratos concluídos no âmbito do campo de gás de Pars do Sul, Javad Owji garantiu que as sanções não impediriam o Irã de desenvolver sua indústria de petróleo e gás, inclusive com Donald Trump como presidente dos EUA. Owji mencionou que as exportações de petróleo do Irã aumentaram consideravelmente sob a administração do presidente Ebrahim Raisi, desde 2021.
Ele ainda apontou que a partir de 21 de março de 2024 cerca de 200.000 barris de petróleo serão adicionados ao volume de produção no campo petrolífero do Sul de Azadegan.
Javad Owji estimou o crescimento econômico do país com o petróleo em 5%, e sem ele, de 2,5%. Já o setor petrolífero do Irã, disse, subiu 20%.