DEFESA
Sputnik – A primeira fragata produzida na Turquia deve ser equipada com o Sistema Nacional de Lançamento Vertical já em 2023.
A empresa turca de defesa Roketsan desenvolverá um sistema de lançamento vertical de mísseis para a primeira fragata fabricada internamente, depois que as sanções de Washington a impediram de cooperar com a montadora norte-americana Lockheed Martin, informou Alper Kose, que dirige a unidade de plataformas navais da agência de compras de Defesa da Turquia.
“O FMS [programa de Vendas Militares Estrangeiras do Departamento de Defesa dos EUA] não recebeu permissão para usar o Mk 41, fabricado nos EUA, como o sistema de lançamento vertical do quinto navio do [projeto naval turco] Milgem.”
“Por isso, assinamos um acordo com a Roketsan e reorganizamos o contrato para a Roketsan desenvolver o VLS [sistema de lançamento vertical]”, disse ele à mídia turca.
Os EUA sancionaram a Turquia por adquirir o sistema de defesa antiaérea S-400 da Rússia, impedindo o país de usar o Mk 41.
Sistema de lançamento vertical (VLS, na sigla em inglês) MK-41 a bordo do cruzador de mísseis guiados USS San Jacinto em 3 de março de 2003