O primeiro-ministro interino israelense Yair Lapid fala em um briefing, 28 de agosto de 2022.
Israel diz que lutará com todas as suas forças para impedir um novo acordo nuclear com o Irã e o levantamento das sanções anti-iranianas.
HispanTV – O primeiro-ministro israelense interino, Yair Lapid, admitiu no domingo que, por mais de um ano, o regime israelense se engajou em uma “luta diplomática” multifacetada para impedir que um pacto nuclear com o Irã fosse re-assinado.
Durante briefing para jornalistas, Lapid destacou que a “diretriz política” de Israel é “combater o acordo com todas (suas) forças”, mas deixou claro que o regime pretende fazê-lo sem prejudicar as relações com os Estados Unidos, que indiretamente negocia com Teerã a reativação do acordo assinado em 2015, o mesmo que ficou moribundo após a retirada unilateral dos EUA em 2018.
Irã exorta Biden a antecipar interesses dos EUA sobre Israel
“Estamos fazendo um esforço conjunto para garantir que americanos e europeus entendam os perigos deste acordo”, disse Lapid, argumentando que o que foi assinado em 2015 “foi um mau acordo” e que o que está sendo formulado envolve “grandes perigos”.
‘Israel faz todo o possível para evitar o renascimento do PIAC’ | HISPANTV
‘Israel faz todo o possível para evitar o renascimento do PIAC’ | HISPANTV
Conhecendo a política externa do Irã contra o sionismo, Israel está fazendo de tudo para sabotar o renascimento do acordo nuclear, diz especialista.
Mesmo com tudo, continuou, Israel não depende das decisões das potências mundiais. Nenhum acordo entre o mundo e o Irã limitará as ações israelenses contra o programa nuclear da República Islâmica, ameaçou.
Irã: Israel tem plano terrorista contra programa nuclear iraniano
O primeiro-ministro interino do regime de Tel Aviv falou à imprensa em meio a preocupações com um acordo iminente, vários dias depois de Washington apresentar sua resposta às demandas do Irã por um esboço de acordo nuclear, oferecido pela União Europeia (UE).
‘Irã concluirá análise da resposta dos EUA ao JCPOA em dias’
Chefe do Mossad parte para os EUA
Neste momento, um alto funcionário israelense, sob condição de anonimato, informou neste domingo que o chefe da agência de espionagem israelense (Mossad), David Barnea, visitará os Estados Unidos no início de setembro para discutir a possível reativação do acordo nuclear, oficialmente chamado de Plano de Ação Abrangente Conjunto (PIAC ou JCPOA).