O presidente iraniano Seyed Ebrahim Raisi (à direita) com seu colega russo, Vladimir Putin, em Teerã, 19 de julho de 2022. (Foto: President.ir)
Irã e Rússia estão forjando laços mais estreitos do que nunca e aumentando sua cooperação comercial e militar, que nos EUA respirou fundo.
HipanTV – Um artigo publicado no sábado pelo Wall Street Journal (WSJ) explica como a pressão ocidental levou Teerã e Moscou, “dois inimigos ferrenhos” dos Estados Unidos, a fortalecer sua aliança para evitar sanções econômicas ocidentais contra eles.
Os dois aliados compartilham uma postura antiimperialista, então sua proximidade dispara alarmes em Washington, segundo o editorial. “Ambos os estados se opõem a uma ordem mundial liderada pelos EUA e ambos sofrem duras sanções dos EUA”, enfatiza.
Irã e Rússia ampliam cooperação com a assinatura de 3 novos acordos
O colunista do WSJ, Benoit Faucon, acredita que “uma aliança mais próxima entre a Rússia e o Irã ajudaria os dois países a mitigar o impacto das sanções ocidentais, encontrando novos mercados para seus produtos e aumentando a cooperação militar”.
Autoridades dos EUA expressaram profunda preocupação com os laços cada vez mais fortalecidos entre os dois países. O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, chamou recentemente os crescentes laços entre a Rússia e o Irã de “ameaça profunda”.
Em julho, o Irã se tornou o maior comprador mundial de trigo russo. Este mês, o Irã lançou um satélite ao espaço com um foguete russo, marcando um marco na cooperação entre os dois aliados no campo espacial. Além disso, na semana passada, os militares do Irã realizaram exercícios militares conjuntos de drones com as forças russas, assim como os EUA acusam o Irã de tentar fornecer drones de combate a Moscou para suposto uso no conflito na Ucrânia.
O Irã rejeitou categoricamente essa acusação dos EUA, dizendo que a história de colaboração entre a República Islâmica e a Federação Russa em tecnologias modernas remonta a antes da guerra na Ucrânia.
Quanto à cooperação econômica, o comércio bilateral entre os dois vizinhos aumentou 10% neste ano. Em 2021, o comércio entre as partes aumentou quase 80%, chegando a 4 bilhões de dólares, segundo Moscou.
Alguns observadores dizem que, além da cooperação alimentar e militar, a relação entre Teerã e Moscou ainda tem um longo caminho a percorrer. As viagens de turistas russos ao Irã aumentaram acentuadamente nos últimos meses, à medida que os russos estão tentando fechar acordos com o Irã para importar marcas iranianas de roupas e autopeças em meio a sanções ocidentais ao país da Eurásia.
No setor de energia, a National Iranian Oil Company também assinou um acordo com a gigante russa de energia Gazprom para investir US$ 40 bilhões na indústria de gás natural do Irã.
De acordo com o WSJ, o Irã oferece lições à Rússia para evitar os efeitos das sanções ocidentais, enquanto Moscou parece ter dado ao Irã uma preferência por exportações agrícolas. Em geral, essa cooperação de interesse mútuo entre os dois países se tornou uma verdadeira dor de cabeça para o Ocidente, principalmente para os EUA.
Nada pode minar os laços estratégicos Irã-Rússia, diz Teerã