A nova companhia aérea da Arábia Saudita já tem nome e uma cidade principal para operar: a Riyadh Air terá sua base em Riad e vai conectar a capital saudita a mais de 100 destinos do mundo.
A empresa foi criada pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que tem como presidente o príncipe Mohammad bin Salman bin Abdulaziz. O lançamento oficial da companhia aérea foi feito ontem, mas ainda não há detalhes de rotas e destinos e nem quando ela vai começar a operar.
“A nova transportadora nacional alavancará a localização geográfica estratégica da Arábia Saudita entre os três continentes da Ásia, África e Europa, permitindo que Riad se torne uma porta de entrada para o mundo e um destino global para transporte, comércio e turismo”, afirmou o príncipe.
Até 2030, a Riyadh Air pretende voar para mais de 100 destinos em todo o mundo, transformando o país em um importante destino turístico. A ideia é que Riad seja mais um importante centro de conectividade no Golfo Pérsico, como já é Dubai ou Doha, por exemplo, onde Emirates e Qatar Aiways respectivamente dominam as operações. A Arábia Saudita já conta com uma companhia aérea, a Saudia Arabian Airlines, também controlada pelo governo.
Apesar de também não ter divulgado com que aeronaves vai operar, é esperado que a companhia aérea feche um acordo com a Boeing para a compra de jatos 787 Dreamliner e com a Airbus para adquirir aeronaves A350 para sua frota. Segundo o site Aviation Week, o PIF vai investir até US$ 30 bilhões na Riyadh Air.
Será que teremos uma nova companhia aérea voando futuramente para o Brasil? Com a nova concorrência nos voos do Golfo Pérsico, podemos imaginar até que as passagens aéreas possam reduzir de preços. Vamos torcer pra isso!