Uma casa silenciosa em meio a uma vizinhança barulhenta. Assim poderia ser definida a Jordânia. Encravada no Oriente Médio, ao lado de Israel e seus vizinhos árabes, o país não só é um oásis de história e cultura, mas também de tranquilidade, em meio à uma região tão conturbada.
A Jordânia é uma nação de beleza estonteante. Por aqui se encontram camelos, nômades, tendas beduínas e tesouros perdidos. O maior exemplo é Petra, a principal atração turística do país. O famoso sítio arqueológico já foi cenário do filme Indiana Jones e guarda os resquícios de uma imponente cidade esculpida na rocha há mais de 2.000 anos.
Petra, a principal atração da Jordânia
O que fazer na Jordânia
Ofuscada por Israel, a Jordânia é um destino completo e seguro no Oriente Médio, com atividades turísticas que vão desde passeios culturais por sítios arqueológicos, até excursões pelo deserto e atividades de mergulho!
Separe alguns dias da sua viagem pela Terra Santa e faça um desvio para imergir na cultura árabe, desfrutar das tradições beduínas e colecionar experiências inesquecíveis.
Petra
Petra, a atração mais famosa da Jordânia
- Paredões rochosos de Petra
- Camelos de Petra
Petra é um destino de tirar o fôlego, que merece ser apreciado com calma! Seja de excursão ou por conta própria, permita-se ficar perdido em meio a uma imensidão de monumentos grandiosos e caminhos formados por paredes rochosas de até 80 metros de altura!
É difícil resistir ao espírito aventureiro quando se visita uma cidade com origens milenares, Patrimônio Mundial da Unesco, Nova Maravilha do Mundo Moderno e cenário de filme do arqueólogo mais famoso da história do cinema.
- Caminho pelo Siq
- Vista panorâmica de Petra
- Construções de Petra
- Monastério de Petra
Wadi Rum
Deserto de Wadi Rum, também conhecido como “O Vale da Lua”
Se a sua imagem de deserto é apenas um monte de areia sem forma, melhor repensar: Wadi Rum tem montanhas de pedra em tons avermelhados construídas pelo vento, com uma aparência que lembra a lua!
A vasta paisagem desértica é lar de nômades beduínos, que oferecem passeios de 4×4, jantares tradicionais na fogueira e uma noite com vista para o céu estrelado em tendas de luxo. Embarque em uma viagem com camelos, música árabe e visite os lugares por onde Lawrence da Arábia passou!
- Passeios de 4×4
- Camelos no deserto
- Cenários do filme “Lawrence da Arábia”
- Acampamento beduíno
Amã
Amã, a capital da Jordânia
Quem se arrisca a explorar a Jordânia além de Petra tem boas surpresas, e a capital Amã é uma delas. A metrópole vibrante reúne uma Cidadela com ruínas bem preservadas e monumentos históricos que se misturam a shoppings e mercados a céu aberto. Desta forma, mesmo um passeio sem compromisso pela cidade pode valer por uma aula de História, com visitas a museus e ao suntuoso Teatro Romano.
- Teatro Romano
- Ruínas da Cidadela de Amã
Outros destinos da Jordânia
Cada quilômetro rodado em terras jordanianas é a certeza de um horizonte encantador, passando pelo fértil Vale do Jordão e estradas cênicas que conectam as águas cristalinas do Mar Vermelho e as super salgadas do Mar Morto.
- Local no rio Jordão onde Cristo se batizou
- Monte Nebo com vista para a Terra Prometida
- Flutue no Mar Morto…
- …e mergulhe no Mar Vermelho!
Como chegar à Jordânia
Até o momento não há voos diretos do Brasil para a Jordânia. Aproveitar uma promoção para Israel e posteriormente atravessar a fronteira por terra costuma ser a opção mais barata. Ainda assim, caso queira chegar de avião até a Jordânia, será necessária ao menos uma conexão na Europa ou Oriente Médio. Fronteira terrestre entre Israel e Jordânia
Brasileiros precisam de visto de turismo para a Jordânia, que pode ser obtido diretamente na chegada ao aeroporto/fronteira. Mas desde a implantação do Jordan Pass, viajar para a Jordânia ficou bem mais prático. O Jordan Pass é um ticket combo que inclui ingressos para diversas atrações e também isenta o custo do visto para estadias superiores a 3 noites (4 dias).
Jordan Pass – Isenção de visto e ingressos combinados para mais de 40 atrações
Melhor época para visitar a Jordânia
Petra vista sob outro ângulo.
A época ideal para visitar a Jordânia é entre os meses de março a maio, embora algumas regiões tenham seu próprio microclima. Isso porque cerca de 80% do território da Jordânia é formado por desertos, o que traz uma sensação de calor causticante no verão e noites frias durante o inverno. Escolher a época certa de quando ir à Jordânia fará você aproveitar melhor a viagem e fugir de variações climáticas extremas.
Por se tratar de um país de maioria muçulmana, feriados religiosos e datas comemorativas também devem ser levados em consideração na hora de decidir quando viajar.
Transportes na Jordânia
Locomover-se pela Jordânia costuma ser uma tarefa fácil. O país é pequeno, com praticamente duas estradas principais que vão de norte ao sul, todas em boas condições e facilmente percorridas em poucas horas. Por isso, alugar um carro na Jordânia definitivamente é uma boa ideia.
Aluguel de carro, ônibus intermunicipais e excursões
Quem chega ao país através de excursões vindas de Israel não precisa se preocupar, já que os guias são os responsáveis pelo transporte em ônibus e minivans. Mas para aqueles que preferem viajar de forma mais independente, os ônibus intermunicipais serão o principal meio de transporte pelo país.
A companhia Jett (Jordan Express Tourist Transportation) possui uma frota moderna e confortável, com destinos e horários definidos, visando atender principalmente aos turistas.
Comida na Jordânia
Apaixonados por comida árabe não terão do que reclamar. O país oferece uma grande variedade de pratos típicos em porções generosas e preços modestos. Aliás, a tradição beduína de comer muita carne — especialmente de cordeiro — é uma constante nos principais menus. Por aqui, tudo começa e termina em chá. Então sente-se sem pressa e desfrute da hospitalidade jordaniana.
Chá beduíno
Dicas de turismo na Jordânia
– O Ramadã é o maior evento muçulmano, onde os fiéis são incentivados a fazer jejum do nascer ao pôr do sol durante um mês. A data varia anualmente, mas em 2021 a celebração vai de 12 de abril a 11 de maio. Ou seja, comer ou beber em público durante este período não é visto com bons olhos e pode atrair atenção indesejada.
Al-Khazneh, o “tesouro” de Petra
– Evite usar a mão esquerda. A mão esquerda é considerada “impura” na etiqueta local, já que é utilizada para tarefas de higiene pessoal. Isto é, ao cumprimentar alguém, comer (com as mãos ou talheres) ou até entregar alguma coisa, use sempre a mão direita.
– O véu sobre a cabeça para mulheres não é obrigatório. Você verá muitas jordanianas andando livremente com os cabelos à mostra, graças ao posicionamento liberal do país, que se orgulha do seu papel progressista no mundo árabe.
Proteja-se do sol, use filtro solar
– Mantenha-se hidratado e use filtro solar. O calor da Jordânia pode ser cruel em algumas épocas do ano, exigindo atenção redobrada de quem não está acostumado às altas temperaturas do país.