ARGEL (APS) – O Presidente da República, Abdelmadjid Tebboune, afirmou que o Exército Nacional Popular (ANP) é um “exército pacífico que cumpre a sua missão de proteção da pátria, fiel à mensagem da chouhada”.
A ANP é uma “nação-exército e a nação está protegida por seu exército”, declarou o presidente Tebboune durante seu encontro periódico com a imprensa nacional, transmitido no domingo em canais nacionais, públicos e privados de rádio e televisão.
E para continuar: “O nosso exército é pacífico, nunca se desviou das práticas internacionais, e continua a sua missão de proteger a pátria, em fidelidade à mensagem da chouhada”.
Referindo-se ao vínculo exército-povo, o Presidente da República assegurou que “temos meios próprios, o nosso exército é forte e o povo argelino, tão forte, goza de orgulho nacional e permanece ligado à unidade nacional”.
Sobre o desfile militar organizado por ocasião da celebração do 60.º aniversário da recuperação da soberania nacional, o Presidente da República considerou que este desfile “faz parte das tradições dos países, como a Argélia, libertados sobretudo pela força armada e não pela independência oferecida por ninguém”. A Argélia teve que pagar “um alto preço por sua independência, ou seja, a vida de milhões de mártires”, lembrou.
A organização do desfile militar é, de facto, um “regresso à fonte”, e o povo argelino “espera há quase 30 anos por esse desfile”, sublinhou.
“Todas as grandes potências organizam esses desfiles, a exemplo da Argélia, um grande país da África e influente no Mediterrâneo, como comprovam vários eventos”.
O texto original encontra-se em www.aps.com