© REUTERS / Ibraheem Abu Mustafa
Sputnik – Na terça-feira (19), as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, a ala militar do movimento islâmico Hamas, baseado na Faixa de Gaza, disseram ter disparado foguetes contra duas bases aéreas israelenses.
Segundo a organização, os ataques atingiram as bases israelenses de Hatzerim e Tel Nof.
Os ataques vêm em meio a uma escalada nas tensões entre Israel e Palestina que se espalhou a partir de protestos contra o despejo de famílias palestinas em Jerusalém Oriental.
Desde então, a violência na região atingiu o pior momento dos últimos anos, com ataques ferozes de Israel na Faixa de Gaza, resultando em mortes e destruição de prédios e infraestrutura. Do lado palestino, militantes responderam com o lançamento de milhares de foguetes de Gaza contra Israel.
Até agora, a Palestina sofreu grande parte das baixas confirmadas no conflito, reflexo de forças desproporcionais que têm chamado a atenção da comunidade internacional, inclusive no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No total, os ataques de Israel mataram mais de 220 palestinos, incluindo 64 crianças. Cerca de mil pessoas também ficaram feridas.
Já do lado israelense, houve um total de 12 mortos e 50 feridos. Parte dos foguetes lançados da Faixa de Gaza conseguiu passar pelas defesas e atingir o solo israelense, causando danos em edifícios.