© AP Photo / Iranian Revolutionary Guard/Sepahnews via AP
Sputnik – A Força Aeroespacial do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), lançou simultaneamente nesta sexta-feira (24) 16 mísseis balísticos de várias classes durante o último dia dos exercícios Grande Profeta 17.
Entre os projéteis lançados estavam os mísseis balísticos de médio alcance Emad, Ghadr e Sejjil que podem atingir alvos a uma distância entre 1.700 km e 2.500 km.
Além disso, os militares testaram o Zelzal – um potente foguete de artilharia que tem um alcance estimado de 200 km, e o Zolfaghar, míssil com um alcance de 700 km e uma precisão estimada de um metro.
Durante os exercícios militares Grande Profeta 17, o IRGC lançou simultaneamente 16 mísseis balísticos contra um único alvo, que foi destruído.
De acordo com a mídia iraniana, todos os 16 mísseis atingiram seus alvos com 100% de precisão.
No último dia dos exercícios foram acionados simultaneamente 10 drones. Imagens mostram veículos aéreos não tripulados Mohajer-6 atacando dois alvos navais usando bombas guiadas Ghaem-5.
Ataque simultâneo contra dois alvos navais pelo que parecem ser bombas guiadas Ghaem-5 a partir do drone iraniano Mohajer-6 durante exercícios Great Prophet 17 do IRGC.
Os exercícios Grande Profeta 17 começaram em 20 de dezembro nas províncias de Bushehr, Hormozgan e Cuzistão, localizadas no sul do país, e também em zonas marítimas no golfo Pérsico e no estreito de Ormuz.
Alto comandante do Irã: exercícios militares Grande Profeta 17 são destinados a avisar Israel.
Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, disse ontem (24) que os referidos exercícios foram realizados por uma razão específica: as ameaças vindas de Israel.
“Este exercício foi planejado com antecedência, mas inúmeras ameaças dos funcionários do regime sionista nos últimos dias fizeram com que este exercício fosse realizado neste momento”, disse Bagheri.