O líder iraniano aiatolá Seyed Ali Khamenei (esquerda) e o presidente russo (centro) Vladimir Putin, Teerã, 19 de julho de 2022. (Foto: Khamenei.ir)
Hispantv – O líder da Revolução Islâmica, aiatolá Seyed Ali Khamenei, afirmou na terça-feira que os EUA devem ser expulsos das zonas petrolíferas da Síria.
Durante uma reunião realizada em Teerã, capital do Irã, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o líder iraniano expressou a rejeição do país persa a qualquer ataque contra a Síria.
Ele também afirmou que “outra questão importante na Síria é a ocupação das áreas férteis e ricas em petróleo a leste do Eufrates pelos americanos, que deve ser resolvida expulsando-os daquela área”.
Os Estados Unidos e seus aliados invadiram a Síria em 2014 sob o pretexto de combater o grupo terrorista Daesh, no entanto, Washington começou a roubar e contrabandear petróleo sírio para as regiões petrolíferas do leste da Síria e em outros lugares.
O aiatolá Khamenei também condenou a interferência do regime israelense nos assuntos da região da Ásia Ocidental e elogiou as recentes posições do presidente russo que rejeitou as medidas intervencionistas de Israel.
Desde o início do conflito no país árabe em 2011, o regime israelense atacou frequentemente alvos militares ou civis em território sírio.
Damasco denuncia que essas agressões constituem uma clara violação das resoluções internacionais e advertiu que responderá adequadamente e em tempo hábil a esses ataques israelenses que visam apoiar os remanescentes terroristas.