© Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky
Kiev bombardeou a usina nuclear de Zaporozhie (ZNPP, na sigla em inglês) novamente para criar uma ameaça de desastre nuclear, disse o Ministério da Defesa da Rússia neste domingo (28).
“O regime de Kiev continua as provocações para criar uma ameaça de uma catástrofe nuclear tecnogênica na ZNPP. No último dia, foram registrados dois incidentes de bombardeio do território da usina nuclear por unidades de artilharia das Forças Armadas ucranianas”, disse o ministério a repórteres.
O ministério esclareceu que um total de nove projéteis foram disparados, três dos quais caíram na área de um prédio especial da ZNPP, que armazena o novo combustível nuclear da empresa TVEL e resíduos radioativos sólidos. Consequentemente, dutos foram danificados por estilhaços dos projéteis.
Como resultado do segundo ataque, um projétil caiu ao lado da unidade geradora de energia Nº 6 da ZNPP e outros cinco caíram em frente à estação de bombeamento do bloco Nº 6, que fornece resfriamento ao reator.
“O bombardeio pela artilharia ucraniana da usina nuclear foi realizado a partir da área do povoado de Marievka, região de Dnipropetrovsk”, acrescentou o ministério.