O líder do Hezbollah, Seyed Hasan Nasrallah, destacou o direito da nação libanesa de demarcar suas fronteiras marítimas com o regime israelense.
Hispantv- Em declarações oferecidas nesta sexta-feira durante a inauguração da construção de um marco turístico no Vale do Bekaa, o secretário-geral do Movimento de Resistência Islâmica do Líbano (Hezbollah) ressaltou que os EUA devem conceder à nação libanesa seus direitos sobre a demarcação de áreas marítimas fronteiras com o inimigo sionista.
Nesse sentido, ele alertou os EUA, mediadores dos diálogos entre Israel e Líbano, para não perderem tempo nas negociações sobre a demarcação das fronteiras marítimas que Beirute e o regime de Tel Aviv reivindicam.
Da mesma forma, ele acrescentou que “a questão das fronteiras marítimas, o campo Karish, petróleo e gás e os direitos libaneses não têm nada a ver com o acordo nuclear iraniano”.
O líder do Hezbollah salientou que se o mencionado acordo nuclear for alcançado ou não, se o Líbano conseguir o que quer durante as conversas indiretas com Israel, tendo os EUA como mediadores, o movimento avançará para a paz, caso contrário, para a escalada da situação.
Líbano esclarece Israel: não abriremos mão dos direitos marítimos
Líbano não cederá uma polegada de suas águas a Israel | HISPANTV
O Líbano condena o roubo de seus recursos naturais por Israel e adverte que não abrirá mão da soberania sobre o último centímetro de suas águas territoriais.
Em outra parte de suas declarações, ele lembrou que o primeiro campo de treinamento militar foi estabelecido em Janta (oeste do Líbano), onde os voluntários costumavam se juntar à Resistência Libanesa. De acordo com o alto funcionário do Hezbollah, a primeira e a segunda geração de forças da Resistência receberam treinamento nas colinas e vales de Khanta.
Ele também afirmou que membros do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) treinaram e lutaram lado a lado com os libaneses.
Irã pronto para ajudar o Líbano se solicitado oficialmente
“O Hezbollah comprou legitimamente todas as terras em Janta para construir locais para o turismo religioso”, disse ele.
Os locais de turismo religioso serão construídos para comemorar o 40º aniversário da fundação do Hezbollah como força da Resistência.
Irã reitera apoio ao Líbano para superar difícil situação econômica | HISPANTV
O chanceler persa destaca as relações entre Irã e Líbano e reitera apoio a Beirute para superar a difícil situação econômica do país árabe.Do que se trata a disputa?
Por décadas, as linhas marítimas entre o Líbano e os territórios ocupados por Israel têm sido objeto de grande controvérsia, pois Beirute e o regime de Tel Aviv ainda estão tecnicamente em estado de guerra.
Além de violar repetidamente as águas territoriais do país árabe, Israel não permite que o Líbano perfure petróleo e gás no campo de Karish.
Líbano: Não cederemos uma polegada de nossa pátria a Israel
Diante desta circunstância, o Líbano enfatizou que não abrirá mão da soberania sobre o último centímetro de suas águas territoriais, enquanto o Movimento de Resistência Islâmica do Líbano (Hezbollah) assegurou que está pronto para usar todo o seu poder no caso de o governo libanês confirma a violação marítima por esse regime.