O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Mohamad Eslami.
O Irã denuncia as acusações de Israel e do Ocidente sobre o programa nuclear do país persa e, nesse sentido, contesta a submissão da AIEA às ditas mentiras.
HispanTV – “As acusações contra o Irã foram levantadas por Israel, mas agora Israel se tornou a referência para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) seguir”, disse Mohamad, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), no domingo. durante um programa de televisão.
Como denunciou Eslami, há 20 anos há uma campanha, liderada pelo regime sionista em Israel, em organizações internacionais como o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) e a AIEA, que acabou por levar à imposição de duras sanções ao regime islâmico República.
Da mesma forma, questionou a atuação da Agência como entidade internacional por seguir os ditames do grupo terrorista Mujahideen Jalq (MKO, na sigla em inglês) cujas mãos estão manchadas com o sangue de milhares de iranianos.
Terroristas Mujahideen Khalq atacam uma exposição iraniana em Estocolmo
Zelaia: AIEA precisa passar por rápida mudança estrutural | HISPANTV
O que está acontecendo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é inaceitável e precisa passar por uma mudança estrutural, diz um especialista.
Eslami enfatizou que as atividades nucleares do Irã estão sob a supervisão da AIEA, observando que, apesar de apenas cerca de 2% da capacidade nuclear mundial estar relacionada ao Irã, 25% das inspeções são realizadas em [instalações nucleares do] Irã.
Por tudo, o chefe nuclear iraniano exortou a AIEA e seu diretor-geral, Rafael Grossi, a proteger o status legal da entidade.
Na semana passada, Grossi falou de uma “crescente lacuna de informações” sobre o programa de energia nuclear do Irã e pediu explicações a Teerã sobre a suposta presença de partículas de urânio em três de suas instalações.
Posteriormente, em reunião do Conselho de Governadores da AIEA, com a participação de 56 países, Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha emitiram um comunicado acusando o Irã de não cooperar com a Agência.
Irã rejeita declaração ‘vergonhosa’ de 3 países europeus na AIEA
Teerã pede à entidade técnica que cumpra seu dever inerente ao programa nuclear do país persa e preserve sua independência, neutralidade e profissionalismo.